9 de out. de 2007

Conceitos de simulação e modelação

Definição de simulação: estratégia interactiva de poder-saber que consiste na produção de efeito de real a partir de um modelo.
O uso da simulação como estratégia de saber e poder é motivado principalmente pelo desejo de prever, antecipar, controlar – ou seja, provocar efeito no real.

A simulação implica uma redução da complexidade do real ao nível do previsível e do programável.
_A interactividade da simulação tem a forma de um jogo, uma vez que pressupõe regras, ou seja, um código; que constitui espaço e tempo como variáveis e que mescla determinação com uma certa abertura para o acaso.
A simulação privilegia o digital, sobretudo no mundo tecnológico contemporâneo, que realça a dimensão do cálculo, do algoritmo.

Modelação :
Modelos são tradicionais instrumentos pedagógicos, sejam aqueles feitos para estabilizar, como um molde, um paradigma, uma norma a ser seguida, um padrão a ser reproduzido.
_Toda simulação é precedida pela construção de um modelo, que pode ser material, como o protótipo, ou imaterial, como os modelos computacionais. Quando é posto em funcionamento esse modelo propicia o que chamamos experimento, algo como uma experiência controlada, reversível, e portanto de baixo risco. Essa combinação de atributos faz da simulação o método contemporâneo por excelência de aquisição de conhecimento.